domingo, 3 de janeiro de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 02/01/2010 - O primeiro passeio de 2010


Começámos o ano de 2010 com um passeio calmo, relativamente fácil, cheio de novidades e com uma distancia menor do que habitualmente fazemos. Conforme tinha sido prometido tentámos evitar o alcatrão e privilegiámos os pisos de terra batida e talvez por isso foram 44 km de puro divertimento e boa disposição.

A primeira novidade do dia foi termos descido a estrada da cobra pela primeira vez, normalmente gostamos de a fazer a subir, mas desta vez achámos que devido à chuva, o caminho romano do Castelo de Palmela poderia estar algo perigoso e por isso optámos por descer os 2 km da cobra. Foi giro porque para variar um pouco não tivemos que pedalar uma única vez e ainda encontrámos alguns bttistas a subir em contra-mão (tenrinhos, lolololol). Estranhamente enquanto descíamos a corrente da transmissão do Jorge saltou sem que ele se tivesse apercebido, mas felizmente o Artur e eu que vínhamos atrás dele reparámos que a corrente estava a tocar no chão e conseguimos avisa-lo antes que ele tentasse pedalar e ficasse com a corrente presa no pedal (o que poderia dar uma queda valente)



Chegámos à Baixa de Palmela e tínhamos duas opções ou subíamos até às Antenas da RTP pela "Jibóia" ou seguíamos até ao Parque de Merendas de São Paulo. Como a ideia era fazer um percurso simples não foi nada difícil escolher o parque de merendas como destino.

Depois subimos uns metros pela Estrada das Machadas e cortámos à esquerda pelo caminho de terra batida que desce quase até à N10. Um pouco antes de chegarmos à N10, ao pé de uma vinha, subimos por um trilho estreito e que ainda só tínhamos feito uma vez, mas que é muito porreiro e que nos levou direitinhos até à estrada da "Tartaruga".







Subimos uns metros pela "Tartaruga" e quando chegámos ao pé da cancela lembrei-me que se em vez de seguirmos em frente, se virássemos à esquerda podíamos ir explorar um caminho que eu tinha há muito tempo na minha agenda de investigações em aberto.

Entrámos na Quinta, rolámos uns metros e cortámos pelo trilho da direita que evita chegarmos perto das casas da propriedade e que sobe até perto do trilho dos regos.




Seguimos até à Capela de São Luís e aproveitámos a vista do miradouro para lancharmos e para tirar a primeira foto de grupo de 2010.








Depois seguimos pelos sempre bonitos trilhos da serra de São Luís, mas na parte mais descampada encontrámos muita lama e tivemos que inventar um caminho alternativo para a contornar.








Chegámos ao estradão da Quinta do Rego D´Agua e subimos até alcatrão, depois descemos até ao vale dos Barris e seguimos em direcção à Capela do Alto das Necessidades.

Quando chegámos ao estradão que sobe até ao "Cai-de-Costas" reparamos que não havia muita lama e que dava perfeitamente para subirmos por ali. Ainda estávamos a decidir se subíamos por ali ou se íamos seguir até à Capela das Necessidades quando o Rodrigo arranca destemido em direcção ao estradão que ele até bem à pouco tempo tinha de fazer a pé. A decisão estava tomada e tivemos que ir atrás dele!

Nesta altura o Artur já estava mais para lá do que para cá e teve de subir muito devagarinho (é o que dá as ferias de natal). Mas ele agora já está de regresso aos treinos e tenho a certeza que depressa vai regressar à boa forma.




Depois seguimos em pelo trilho que dá acesso ao "Zig-Zag" mas em vez de subirmos até lá continuamos a descer e chegámos até à EN 379, mais propriamente a Cabanas.

Rolámos um pouco por alcatrão e ainda em Cabanas seguimos por um caminho secundário que trouxe à memoria do Jorge recordações da sua infância (incluindo algumas quedas, lolol).

A partir daqui já pouco há a acrescentar e falta apenas fazer as despedidas!



Até para a semana!



BTTistas de Serviço: Artur, Carlos, Jorge e Rodrigo

Distancia percorrida: 44,78 km em 2:55:00

Altura máxima: 207 m
Altura mínima: 18 m
Acumulado de subidas: 1158 m (TrackMaster)
Índice de dificuldade: 588 (TrackMaster)


Temperatura Mínima: 10º C
Temperatura Máxima: 15º C

Dados individuais:

Media de Pulsações: 129 p/min
Pulsação Máxima: 179 p/min.

Velocidade Média: 15,30 km/hora
Velocidade Máxima: 49,30 km/hora



3 comentários:

  1. E depois ha aqueles que como eu ainda nao pedalaram este ano...

    ResponderEliminar
  2. A chuva também não tem ajudado nada... ou são outra vez as dores no joelho?

    ResponderEliminar
  3. joelho, asneiradas da passagem d´ano e sim, a chuva!
    mas os melhores dias estão aí!

    ResponderEliminar