terça-feira, 16 de março de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 14/03/2010 - A volta dos Benjamins


Este fim de semana esteve excelente para actividades ao ar livre e por isso era quase um crime ficar em casa! Mas a malta esteve um pouco dispersa por todo o país e apenas o André e eu, os "Benjamins" do grupo, comparecemos ao nosso passeio domingueiro. O dia esteve maravilhoso e até a lama se ausentou de quase todo o percurso!

Como já não pedalávamos à quase um mês a volta não foi muito exigente fisicamente e optámos antes por explorar alguns caminhos que ainda nos eram desconhecidos.

O percurso:

Descemos de Palmela até à Lagartixa, seguimos pela Baixa de Palmela até ao parque de merendas de São Paulo. Depois seguimos até à Estrada das Machadas e seguimos até ao single-track ao pé da vinha.

Voltámos a descer, desta vez até à N10 onde passados uns metros virámos à esquerda para apanharmos o caminho alternativo ao caminho romano. Depois da subida, seguimos pelo caminho da direita, passámos pelo sitio onde o António tombou e se aleijou no braço e continuámos até à "Rotunda do Marquês" (ainda não sei o nome daquele sitio). Aí resolvemos seguir por um dos caminhos que ainda nos eram desconhecidos e fomos dar à descida perigosa com "degraus" rochosos, esta já eu conhecia e por isso foi feita em "down(foot)hill", lollolol.

Chegámos à estrada de alcatrão que liga a comenda à N10, rolámos uns metros, virámos na primeira à direita e fomos fazer mais uma exploração. Subimos por um estradão e à medida que íamos avançando íamos vendo mais uma serie de caminhos prontos a explorar. A opção foi sempre a de seguir em frente e só virámos à esquerda numa das bifurcações porque o caminho que seguia em frente não parecia estar nas melhores condições. O caminho escolhido era uma "picada" algo íngreme (tipo mini cai-de-costas) que foi parcialmente feito a pé, mas que noutro dia dá perfeitamente para fazer montado.

Ao chegarmos ao topo deste caminho, optámos por virar à esquerda e descer por um caminho que também era uma novidade e que nos levou novamente até à estrada de alcatrão da comenda.

Quando nos preparávamos para rolar até à N10 ouvimos o som de uma forte corrente de agua. Olhámos para a esquerda e reparámos que havia uma cascata bem ali ao nosso lado. Como eu desta vez não levei a maquina fotográfica foi vez do André fazer de repórter e tirar umas fotos com o telemóvel.


Depois seguimos até à N10 e descemos até à estrada do Alto das Necessidades onde subimos até à Quinta de Alcube. Seguimos pelo estradão e subimos até aos Barris. Virámos à esquerda, subimos a encosta e já lá em cima, a seguir à Quinta que tem um moinho, virámos à direita e seguimos pelo caminho habitual em direcção a Palmela.

Para a semana há mais!

Rijos de Serviço: André e Carlos

Distancia percorrida: 50,80 km
Altura máxima: 204 m
Altura mínima: 17 m
Índice de dificuldade: 804 (TrackMaster)




1 comentário: