sábado, 19 de março de 2016

Rescaldo - Passeio de BTT de 13/03/2016 - Furos, Remendos, Elásticos e o 'Fim do Mundo'




Quando estamos a caminho do ponto de encontro e o telemóvel toca, por norma não é coisa boa, desta vez era o Zé a dizer que tinha tido um furo e que se ia naturalmente atrasar. A chamada não estava grande coisa, mas lá consegui perceber que ele estava algures perto do 'pomar' - Assim sendo combinámos que nos íamos encontrar no largo do 'Cai-de-Costas'. E assim foi, o problema foi que quando lá chegámos a câmara-de-ar já estava outra vez a perder ar... Mais umas 'bombadas' na roda e lá descemos o 'Fio-Dental', seguimos para as Oliveiras e continuamos a descer até ao corta-fogo de Alcube.

Era a hora de começar a subir e como a malta queria que o passeio fosse soft, subimos logo ali pelo corta-fogo (quem conhece sabe que é coisa para se fazer com uma perna às costas)


Enquanto eu tirava as fotos da praxe, o Zé ia dando mais umas 'bombadas' no pneu enquanto esperávamos pelos mais atrasados.


Feito o ultimo segmento da subida, seguimos no sentido da Capela de São Luís. Seguimos pelo trilho, mas antes de chegarmos à capela, descemos por um atalho (que nem todos ainda conheciam) e que vem dar à N10 perto do estradão da capela.

Fomos lanchar à Comenda e foi lá que finalmente convencemos o Zé a mudar de câmara-de-ar por umas das duas que trazíamos como suplentes.

Foi aí que vimos a 'obra-de-arte' que o Zé tinha feito ao remendar os furos que tinha. O trabalho estava tão bem feito que nem tive coragem de tirar fotos... Mas não resisto à tentação de mencionar que a ideia de meter elásticos entre os remendos (que não colavam) como qualquer coisa de extraordinário! Não se percebe como é que não resultou! O meu conselho é que ele deve tentar perceber onde esteve a falha, aperfeiçoar a técnica dos elásticos e enquanto isso meter um kit de reparação na mochila!!

Enquanto o 'Rei Artur' ia ver os 'logs' da sua cache da Comenda nós iamos analizando o que iriamos fazer a partir dali. A unica ideia que surgiu foi a do Lino que era a de subir até ao Alto da Comenda, por isso e à falta de melhor ideia lá fomos.


Quando atravessámos a estrada de alcatrão, e quando eu me dirigia para a subida, o mesmo Lino diz: "Há tanto tempo que não vamos aqui pela direita..." - Só mesmo o Lino para fazer destas coisas!

E pronto, em vez de irmos lá para cima, seguimos pela outra margem da ribeira ;)

Um pouco mais à frente encontrámos um pequeno grupo de bttistas que conversavam sobre uma nova vedação que não permitia atravessar a ribeira - Liderámos a comitiva e lá fomos ver essa 'bela' novidade.

A vedação realmente existe, mas consegue-se atravessar a ribeira na primeira entrada ou seja aqui:


Continuamos por ali fora e quando chegámos ao alcatrão, o vento trouxe-nos a ideia de subirmos o 'Fim-do-Mundo'. O Artur apesar de ter o joelho a meio gás alinhou na ideia e lá fomos!

As valas provocádas pela chuva estão bem vincadas mas a subir só é necessário desmontar uma vez.

Lá  em cima o Zé seguiu para Azeitão e nós viemos para o lado 'Caramelo' ;)

E nada mais há a dizer! Aperfeiçoem lá a tecnica dos elasticos (fiquei mesmo interessado nisso) e se o São Pedro deixar para a semana estamos cá outra vez ;)




Sem comentários:

Enviar um comentário